Serras úmidas

As serras úmidas do Nordeste brasileiro, localmente denominadas de ‘brejos de altitude’, formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é frequentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada. O presente estudo mostra a importância de uma abordagem morfopedológica, na  perspectiva do conhecimento e gestão desse meio ambiente. Aplicada ao maciço de Baturité (Ceará), os resultados são alocados em uma discussão mais geral sobre as relações entre o clima (ou pedoclima) e o desenvolvimento do modelado, do manto de intemperismo e dos solos, através de comparações geográficas com outras áreas tropicais de embasamento cristalino do mundo (oeste da África, sul da Índia).



BATURITÉ

TRILHA ECOLÓGICA - BATURITÉ
Baturité: O nome Baturité significa "serra verdadeira" no idioma dos tupis, habitantes originais da região. Localizada no pé do Maciço de Baturité, numa altitude de 175m acima do nível do mar, a cidade, na época do ciclo do café, foi uma das mais ricas do Estado. Repleta de sítios, o município explora bem a fruticultura aliada à horticultura. Baturité é detentora de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeita para a prática do Ecoturismo.
Um lugar ideal para realizar trilhas ecológicas e caminhadas, onde é possível sentir de perto a natureza, respirar ar puro e aproveitar o frio agradável. Em meio à bela paisagem, o turista tem a oportunidade de conhecer as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo, do Jordão. Partindo para a história do município, o turista pode visitar monumentos como a Estação Ferroviária, a Via Sacra, com 365 degraus, a Escola Apostólica dos Jesuítas, também conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, a Casa do Comendador Ananias Arruda e o Sítio Arqueológico Serra do Vicente.  A 93 km da Capital Fortaleza e com cerca de 31,1mil habitantes, Baturité tem ainda um rico artesanato em traçados de bambu e para o turista que gosta ou quer conhecer o forró, pode aproveitar a famosa Festa do Chitão, que acontece todo ano durante as festividades juninas, com grandes bandas de forró, atraindo milhares de pessoas. O acesso à cidade é feito pela CE-060 e CE-356.


PACOTI


PATRONATO IMACULADA CONCEIÇÃO - PACOTI
Pacoti: Município de Pacoti localizado no topo do Maciço de Baturité, dentro da Área de proteção Ambiental, é uma cidade turística que faz parte do cinturão verde da serra. Possui clima ameno e natureza exuberante oferece aos seus visitantes atrativos naturais de rara beleza. O início do povoado da região onde se localiza Pacoti se deu por conta do desenvolvimento da cultura do café, que chegou a ter um terço dos pés de café do Ceará, nas primeiras décadas do século XIX. Pacoti era um simples lugarejo próximo ao Sítio Pendência. A freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Pendência foi instituída em 1885, e em 02 de setembro de 1890, Pendência passou à condição de vila, com a denominação de Pacoti. Porém a emancipação definitiva com a elevação à categoria de cidade só se deu em 1938. Sendo muito conhecida carinhosamente como, “Princesinha da Serra”. Pacoti é uma cidade muito acolhedora sendo uma agradável opção de lazer e descanso.



GUARAMIRANGA

Guaramiranga: Situado num ponto privilegiado do Maciço de Baturité, o município preserva resquícios da Mata Atlântica, onde durante as caminhadas é possível observar cafeeiros, paus-brasil e flores do campo e tropicais. O clima ameno, com uma temperatura que varia de 17 a 25°C, torna ainda mais convidativo um passeio por esta região. Guaramiranga vem se tornando cada vez mais conhecida por seus festivais, principalmente o de Jazz e Blues, realizado no período do carnaval; o Nordestino de Teatro, e o Festival de Vinhos, que costuma acontecer em novembro. Mas, o que a maioria dos visitantes precisa saber é que a cidade dispõe de áreas de proteção ambiental, onde é possível interagir com a natureza praticando esportes de aventura, cavalgadas, caminhadas e trilhas.