Guaramiranga

CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS

Menor município do Ceará Guaramiranga esbanja beleza e boa acolhida. Localizada no Maciço de Baturité a cidade possui temperaturas tipicamente serranas entre 15º e 23º C e uma faixa de Mata Atlântica com palmeiras imperiais bromélias e bambus transformada em área de proteção ambiental. No Pico Alto o segundo ponto mais elevado do Ceará (1.114 m) a temperatura oscila entre 12º e 15º. De lá é possível ter uma ampla visão do sertão e do mar. Entre as atrações de Guaramiranga que em indígena quer dizer pássaro vermelho estão a nascente do Rio Pacoti e a Gruta da Natividade.

ASPECTOS GEOGRAFICOS

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.434 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rio Pacoti e os riachos: Candeias e Sinimbútantos, todos afluentes do rio Aracoiaba.

Relevo e solos

Localizado no Maciço de Baturité tem como principal elevação o Pico Alto, com 1115 metros acima do nível do mar.

Vegetação

Localizado no Maciço de Baturité, tem uma vegetação variada desde a Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar. Aqui existe uma APA.


ASPECTOS HISTORICOS


Muito apropriadamente Guaramiranga é denominada a Cidade das Flores. Há quem a chame de Suíça Brasileira quando não a Cidade Jardim. O fato é que ela é uma cidade que atrai. Mais que isso enfeitiça. Seu nome é de origem tupi que significa Pássaro Vermelho. Guaramiranga está acima de Baturité no meio do Maciço com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade. É o que se pode denominar de uma cidadezinha que teima por não crescer muito para ficar sempre bonitinha. É uma cidade aconchegante gostosa de se passar e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107 60 quilômetro quadrados limitando-se ao norte com Pacoti ao sul com Mulungu à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza com acesso pelas rodovias CE-060 CE-356 e CE-065. Rodeada da natureza Guaramiranga encanta quem por ela passa. Seu povo é acolhedor e gosta de recepcionar quem a visita. A sua população é de cerca de 5 5 mil habitantes. Sua criação data do dia 01 de setembro de 1890 com instalação em 17 de outubro do mesmo ano sendo ela um desmembramento de Baturité. Assim como Guaramiranga se mostra não há quem resista. Desse modo é uma cidade preparada para o turismo com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações pousadas spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa apostando nessa economia que dá certo. O Ecoturismo então já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas nos ensinando a preservar a natureza. Enfim só indo até lá para saber realmente o que é Guará.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


Atrativos Naturais
A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso Pico Alto ponto culminante do Maciço de Baturité com 1115m de altitude. Dali podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo em meio ao verde da vegetação das serras também podemos ver uma parte do rio Pacoti que nasce em Guaramiranga mesmo a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou ainda existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos é claro esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga uma área de proteção ambiental assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979.  Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas.


Atrativos Culturais
Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados taboca cipó vime e arranjos florais o que não podia faltas na Cidade das Flores. Conta com grupos de teatro danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes.

Teatro Raquel de Queiroz e praça principal repleta de flores 

As principais manifestação e tradições culturais são: Festival Nordestino de Teatro Amador que acontece todo o ano em setembro onde reúnem os melhores grupos teatrais do Nordeste e ali saindo premiado a melhor peça teatral; o Dia do Município em 22 de setembro; Festa da Pacroeira Nossa Senhora da Codeição em 8 de dezembro; Coroação de Nossa Senhora de Fátima com a realização de novenas durante todo o mês de maio; Arte em Flor em agosto; e a última novidade em carnaval no Brasil com classe e diferenciação no Festival de Jazz e Blues que já está fazendo o maior sucesso e não adianta chegar de última hora na cidade estará com todos os leitos esgotados tendo você que recorrer para pousadas em Mulungu Pacoti ou Baturité.


Serra de Guaramiranga
A Serra de Guaramiranga está localizada no Maçico de Baturité, a 865 metros de altitude, e sua principal atração é o Pico Alto, ponto mais elevado do Ceará, com 1.115 m. A temperatura oscila entre 12º e 15º, e do local temos uma ampla visão do sertão e do mar. A faixa de 0,1% de Mata Atlântica ainda existente no Ceará está em Guaramiranga e foi transformada em área de proteção ambiental (APA).



Pico Alto

PICO ALTO - GUARAMIRANGA
O Pico Alto é o segundo ponto mais elevado do Estado do Ceará, diante de seus 1.115 metros de altitude, pode-se deslumbrar um pôr-de-sol inesquecível, de uma vista magnífica que não possui adjetivos precisos para descrever a imensidão que se vislumbra do alto, a sensação de paz e liberdade junta-se ao desejo de voar ao lado de beija-flores e outros pássaros que nos recebem com boas vindas.
Para se chegar ao Pico Alto, saindo de Guaramiranga, pega-se a direção do distrito de Pernambuquinho, antes passando por Botija e Forquilha. No caminho de subida ao Pico, vê-se grandes árvores que protegem as encostas, como eucaliptos, ingazeiras, mulungus e até pinheiros; lá em cima, depois de passar por um caminho íngreme de pedras, não sentimos vontade de voltar, e sim de contemplar durante horas a incrível beleza do local.


Casas e sobrados antigos
Do século passado e início deste século, período áureo da atividade cafeeira.


PRINCIPAIS EVENTOS CULTURAIS




ASPECTOS POLITICOS


Os impactos socioeconômicos do turismo atraem estudos mais detalhados, pois à medida que, o turismo representa para um município uma fonte de renda e de emprego desperta expectativa e esperança quanto a melhores condições de vida. Porém, em sendo o turismo uma atividade capitalista como outra qualquer, ela é contraditória, ou seja, gera benefícios e simultaneamente problemas e conflitos.
PARA SABER MAIS DA ORGANIZAÇÃO POLITICA ADMINISTRATIVA ACESSE: http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/perfil_basico/PBM_2006/Guaramiranga.pdf