Personalidades


RACHEL CARSON - BIÓLOGA



Rachel Carson começou a sua carreira como bióloga nos Estados Unidos, no U.S. Bureau of Fisheries, e em 1950 tornou-se escritora da natureza. Em 1951 escreveu e publicou o seu primeiro livro, o best-seller The Sea Around Us. Este livro garantiu-lhe estabilidade económica e deu-lhe notoriedade como escritora. Depois se seguiu The Edge of the Sea, também um best-seller. Carson republicou o seu primeiro livro, sob o nome Under the Sea-Wind.
No final dos anos 1950s, Carson virou sua atenção para conservação e para os problemas ambientais causados pelos pesticidas sintéticos. O resultado foi Silent Spring (1962), que trouxe preocupações ambientais sem precedentes para uma parcela da opinião pública americana. Silent Spring impulsionou uma inversão na política nacional pesticida levando a uma proibição nacional sobre DDT e outros pesticidas. Esta com os seus movimentos ambientalistas que inspirou levou a criação da Environmental Protection Agency foi lhe oferecida a Medalha Presidencial da Liberdade.
 

LEONARDO BOFF TEÓLOGO BRASILEIRO, ESCRITOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.




Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff (Concórdia, 14 de dezembro de 1938), é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais.





VITAL FARIAS – CANTOR E COMPOSITOR

Vital Farias nasceu no sítio Pedra d'Água, município de Taperoá, estado da Paraíba. Caçula entre 14 irmãos, Vital alfabetizou-se com as irmãs. Vital viveu em Taperoá até a conclusão do curso ginasial. Aos 18 anos mudou-se para a capital do estado da Paraíba, João Pessoa, onde prestou o serviço militar no 15º Regimento de Infantaria. Ao deixar o serviço militar continuou em João Pessoa e deu prosseguimento aos seus estudos no Lyceu Paraibano. Nesse período começou a estudar violão por conta própria. Depois passou a dar aulas de violão e de teoria musical no Conservatório de Música de João Pessoa. Em 1975 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou de vários e importantes eventos artísticos, entre os quais a peça “Gota d’água”, de Chico Buarque de Hollanda. Em 1976 prestou vestibular para Faculdade de Música, formado-se em 1981. A primeira composição gravada de Vital Farias foi "Ê mãe", em parceria com Livardo Alves e gravada por Ari Toledo. Em 1978 gravou seu primeiro disco “Vital Farias”. O segundo, “Taperoá”, surgiu dois anos depois. No final do anos 80, Vital resolveu parar de gravar por um tempo para se dedicar aos estudos. Em 2002 produziu o disco de estréia de sua filha, Giovanna, com 15 composições de sua autoria e lançou o disco "Vital Farias ao vivo e aos mortos vivos". Nesse mesmo ano recebeu o título de Cidadão do Rio de Janeiro. Em 2006 se candidatou a Senador da Paraíba, pelo PSOL, Sendo a terceira via de opção. Concorreu contra Ney Suassuna e o atual senador Cícero lucena. Vital Farias compôs a uma música destinada a preservação do meio ambiente (Saga da Amazônia) clique ao lado para conferir essa obra prima do compositor.


ROBERTO CREMA - PSICÓLOGO E ANTROPÓLOGO


Psicólogo e Antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT, analista transacional didata, criador do enfoque da síntese transacional, consultor em abordagem transdisciplinar holística e ecologia do Ser. Foi o coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987) e implementador da Formação Holística de Base, no Brasil (1989). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal - ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation - Escócia, coordenador do CIT-Brasil, Reitor da Rede Unipaz. Autor de diversos livros.
Saber mais sobre Roberto:  http://st.uniolhar.ptws.net/Formador.php






CHICO BUARQUE – CANTOR E COMPOSITOR



Chico morou dois anos em Roma...
Aos oito inventava marchinhas de Carnaval...
Foi campeão de futebol de botão várias vezes...
A banda foi a canção que mais lhe trouxe dinheiro...
Quando pequeno comungava todos os dias e virou católico fervoroso...
Sonhava ser cantor de rádio e imitava João Gilberto..
Entrevistas, artigos, depoimentos, reportgens e livros revelam o olhar de amigos parceiros, impresa e dele mesmo sobre sua vida e obra. Registros históricos para serem visitados e revisitados estão disponíveis no site oficila. http://www.chicobuarque.com.br/




CAETANO VELOSO – CANTOR E COMPOSITOR
Um encanto esse filho de Dona Canô e Seu Zezinho, nascido em Santo Amaro da Purificação, BA, em 07 de agosto de 1942.
Caetano Veloso é um incansável inventor de arte que nossa imaginação jamais poderia perceber, buscando o intangível e o inatingível, retirando sons, gestos e palavras do mais árido território, capaz de traduzir o concreto, a dor, um jeito, uma paisagem ou pessoa na mais variada e sutil percepção da existência.
Revolucionário em sua poesia nos presenteia com fraseados sonoros que movem nossa alma fazendo-nos vibrar - e consegue mostrar a importância não somente de estarmos vivos como também de que podemos/devemos fazer pela vida.
Caetano nos toca sutilmente com a arte de parâmetros próprios, renovando a linguagem artística, musicando poesias concretas, poetizando sons de timbres desconexos e criando a estética musical.
O que mais impressiona neste "baiano-estrangeiro" de Santo Amaro da Purificação (como bem disse Augusto de Campos), é sua capacidade de mostrar as possibilidades da música provocando verdadeiros curtos-circuitos sociais.
Caetano é a "mais completa tradução" da transformação, de tempo e espaço.

Saber mais sobre Caetano Veloso: http://www.caetanoveloso.com.br/ziiezie/



GILBERTO GIL – COMPOSITOR, CANTOR E EX-MINISTRO DA CULTURA
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, BA, em 26 de junho de 1942. Ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil também é um espírito inventivo à procura de novos códigos musicais.
A impressionante família baiana tem em Gil um de seus mais revolucionários filhos. O maduro trabalho de hoje nos remete à sua trajetória colorida, flexível, diversificada e extremamente receptiva. Toda dor e sofrimento do exílio hoje nos parece ter sido uma grande aventura com seus sons vivos e dançantes.
Gil não foi atraído apenas pela política. O misticismo, a natureza e a cultura negra são muito presentes, destoando sons eletrônicos em meio a muita percussão e o contraste de ritmos como o rock, o reggae e as batidas nordestinas se fundem numa sonoridade infindável. Gil não faz música. Ele investiga, estuda, medita e depois nos canta suas conclusões de uma maneira única, esfuziante e brasileiríssima.
Saber mais sobre Gilberto Gil : http://www.gilbertogil.com.br/